domingo, 28 de junho de 2009

Expressionismos 2 - Bacamarte



Estamos no séc. XVI. Em que a guerra tem ainda alguma estética (dizemo-lo sem qualquer belicismo, note-se), algum "panache" (não confundir, claro, com "panaché": que poderá ter uma coisa com a outra? o que faz um acento!).
Braquemart é palavra francesa para essa nova arma robusta, pequena, de cano escasso mas que alarga quase como uma campânula de gramofone... Na verdade, nem tanto... Os desenhos animados, a banda desenhada, os quadrinhos, agigantaram em caricatura a parte terminal do cano - como se pode ver no desenho que ilustra este postal..

Também havia bacamartes mais pesados ainda, para os navios, com grande calibre, mas isso já numa fase ulterior. E que ficavam fixos ou semifixos à espera da pirataria (tema muito actual neste ano de 2009 - como é a História).

O curioso do bacamarte, como traduzimos para português, é ser conotativamente arma de pirata (ou contra pirata: mas os inimigos sempre de algum modo nos contaminam - esse talvez o seu pior mal). Algo de não muito consentâneo precisamente com a elegância das armas de esgrima (à excepção de sabres e afins, que não são elegantes, na verdade).
Outra característica a sublinhar é o seu uso mais ou menos metafórico, que ainda nos chegou. Chegou, pelo menos, aos nossos tempos ainda... Bocage iria "para o outro mundo" se disparassem a pistola. Mas o bacamarte não é uma simples pistola. A arma de fogo que o Ortigão dos desenhos animados usa e que tão bem combina com a sua longa barba pode ser apelidada de bacamarte, nessa medida conotativa.
O que ressalta nesse uso? Bacamarte é "arma de carregar pela boca", algo artesanal, algo antiquada, mas com um ar agressivo e de fogo temível, apesar de tudo.

Dir-se-ia que o que mais se teme no fogo do bacamarte é a ferocidade de quem o empunha.

A série Punkin' Puss & Mushmouse, de Hanna-Barbera, no Brasil deu o inspirado nome Bacamarte ao gato que persegue o rato Chumbinho. A espingarda tradicional ( a expressão "tradicional" no Brasil um dia também nos ocupará - é deliciosa) de Bacamarte representa uma das possibilidades do nosso imaginário sobre o que seja um bacamarte. O bacamarte é, realmente, algo "caipira". Outra expressão a comentar para outra vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário